
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS





Sobre o curso
Você terá domínio da informática e da computação como ferramenta e apoio na geração da informação. Isso porque o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi totalmente estruturado em 4 pilares para você ter mais oportunidades:
• FUNDAMENTOS que trata de toda a Matemática envolvida, trabalhando a parte Lógica e Algoritmos, e conectando esses conceitos em uma sólida base de Banco de Dados, Persistência de Dados e Infraestrutura de Redes. Alicerce importantíssimo para futura carreira de Arquiteto de Sistemas.
• TÉCNICO com as linguagens (Estruturada, Script, Orientada a Objetos, Funcional) explorando uma decomposição de problemas (Análise com técnicas Lean), sua modelagem e otimização. Conceitos como TDD (Test Driven Development), SCRUM, UX, Kanban, Design Thinking, CI/CD (Continuous Integration e Continuous Delivery) são aprendidos na prática!
• FERRAMENTAS de programação e suas linguagens, de modelagem, de qualidade funcional e não funcional, de testes, de orquestração, de monitoramento são abordadas de forma ampla levando o aluno a se tornar um profissional que sabe utilizar cada uma no momento certo.
• CULTURA é abordada como um desenvolvimento transversal a cada disciplina, focando nas práticas Ágeis, DevSecOps e Colaborativas. Você vai se tornar um profissional ativo nas comunidades de prática, já que foi despertado para aprender continuamente.
PERFIL DE EGRESSO
Empresas e organizações dos mais diversos ramos de atuação demandam profissionais formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para desenvolver e manter suas redes de computadores — o que amplia consideravelmente a gama de opções dos formandos na hora de procurar emprego. Confira algumas funções que você poderá desempenhar depois que pegar seu diploma:
• Devops: integração das áreas de TI e Negócios, com mais qualidade e eficiência. Em dois anos (2018 – 2020) o interesse por DevOps cresceu cerca de 91% na internet.
• Mobile: desenvolvimento de softwares e aplicativos para aparelhos de celular e dispositivos móveis, incluindo o universo gamer. A área obteve um aumento salarial de 12% em 2018.
• Back-End: administração de bancos de dados, implementação de regras de negócios, lógicas de segurança e escalabilidade. Uma área extremamente requisitada por empresas de inovação, Back-End foi eleito um dos três cargos de TI em alta em 2019.
• Web: responsável pela construção, teste e manutenção de sites e aplicações de internet, com agilidade e foco no usuário. A área em março de 2019 teve um aumento de 10 mil vagas.
Portaria de Autorização de Curso MEC/INEP No. 1114, de 23 de dezembro de 2022.
MATRIZ CURRICULAR
-
1º Semestre
Comunicação e Linguagem – 80h
Cultura e Sociedade – 40h
Organização de Computadores – 40h
Algoritmos – 80h
Projeto de Vida – 40h
Modelagem de Dados – 80h
Redes de Computadores – 80h
Projeto Integrador I – 40h
-
2º Semestre
Propriedade Intelectual, Direito e Ética – 80h
Qualidade de Software – 40h
Sistemas Operacionais – 80h
Estrutura de Dados Geral – 40h
Tecnologias WEB – 80h
Projeto Integrador II – 40h
Tecnologia da Informação e Comunicação – 40h
Governança em Tecnologia da Informação – 80h
-
3º Semestre
Desenvolvimento de Software – 80h
Mediação de Conflitos nas Organizações – 80h
Gestão da Qualidade em Projetos – 40h
Matemática Discreta – 40h
Linguagem de Programação – 80h
Processos de Desenvolvimento de Software – 40h
Optativa (Linguagem Brasileira de Sinais) – 80h
Projeto Integrador III – 40h
-
4º Semestre
Probabilidade e Estatística – 80h
Engenharia de Usabilidade – 80h
Gestão de Segurança da Informação – 40h
Implementação de Banco de Dados – 40h
Medidas de Esforço de Desenvolvimento de Software – 80h
Modelagem de Sistemas – 80h
Programação Cliente em Sistemas WEB – 40h
Projeto Integrador IV – 40h
-
5º Semestre